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Aprende-se a viver e a sonhar na diversidade e no infinito, vive-se aprendendo o que a vida nos ensina sem nunca chegar a saber. Um dia o sonho termina

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janelasdamaria@gmail.com

Mesa e Território do Litoral Alentejano 

Confraria " Mesa e Território" Litoral Alentejano

Temos como fonte inspiradora o conceito da Cozinha Mediterrânica. Procuramos vincular ao futuro da Confraria modos construtivos de desenvolvimento articulados entre Confrades e o "Clube Mesa e Território" que abrange todo o Litoral Alentejano.

 

 

Sugiro que visite o grupo da Confraria que representa sem dúvida, um modo de estar e fazer: 

Confraria " Mesa e Território" Litoral Alentejano

 

 Pela gastronomia se espelha hábitos e costumes tradicionais, tal como se mostra valores defendidos para preservar a entidade regional e a autenticidade da sua tradição.

Hoje a comida e o vinho é uma associação indissociável no critério gastronómico.

Mesa e Território do Litoral Alentejano é uma Confraria Enogastronómica

 

Se  gosta de consultar receitas 

encontre neste site a verdadeira gastronomia Portuguesa 

:Horadabuxa-Gastronomia 

 

 

ARTES PLASTICAS

VER MENU

 

 

  

Encante-se ou Desencante-se

Nem tudo é o que parece. 

 
 
 

   Não fiquem inertes

A inercia e o marasmo da sociedade civil leva-nos às maiores assimetrias dos direitos cívicos. 

Nos deveres, existem  muitos controladores a regularem as normas instituídas.

Sejamos proativos.

 

 

Seleção do Mês

Artes Plásticas 

Seleção da PaLavrando 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 

 

 

https://www.artmajeur.com/pt/isaper/artworks
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Literatura  

 
 

 

 

Escolha e sugestão 

de leitura

Propostas 

 da Maria  

 

 
 

 

 

 

José Luís Peixot

 
 
  Convite  1 - Conto Castiço/ A Vida impõe à maioria das pessoas mergulhos nas prioridades quase sempre relacionados com a subsistência e obrigações que nos são ditadas desde crianças....assim seguimos o percurso das nossas vidas, porem...

 

 
https://youtu.be/B-gS9X0u0hA
 
https://youtu.be/iZA89GoN51k

Academia & Artesania - Home | Facebook

Clube PaLavrando - Viajantes do Comboio Utópico | Facebook

Maria Fernanda Calado | Facebook

 

Ideias & Produções Populares - Arts & Entertainment 

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       Rubrica mensal 

Voz Popular no Singular 

 

 

 

 

 

A Inteligência da mão

 
 
 
 
 

 

)Confrafria dos Saberes e Sabores  

Parceira da PaLavrando na área da:

GASTRONOMIA

 

veja no Menu : CONFRARIA  cocheça-nos 

 
https://youtu.be/LZtZmITErmM
 
 
https://youtu.be/YQDZAPXUUvM
 
https://youtu.be/uY8VH6U5zJ4
 
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Receitas selecionadas consulte: 

 

Prosa Gulosa - Home | Facebook

 
 

Gastronomia, e seus derivados é por aqui mesmo! 

Consultem este Jornal  Virtual

Jornal Sabores

https://jornalsabores.com/redondo-feijao-com-poejos-e.../
 
 
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INFORMAÇÃO GENERICA 

O Blogue centraliza todo o tipo de informação.

A nossa seleção assenta no que se entende fazer parte do dia a dia do cidadão.

 

Favorecemos a informação pesquisamos para SI, 

 
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Convivio do Clube PaLavrando 

Porque o Chá apela ao convivio,é saudável e ajuda à reflexão

RITUAL DO CHÁ

Chá das Cinco nos encontros da PaLavrando

Porque o ritual do chá apela ao convivio, é saudável e ajuda á reflexão aqui vai a sua história
 

Origem e princípios da Cerimônia do Chá no Japão - Mundo ...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MEZINHAS CASEIRAS - menu .

                     Porque pensamos em Si! 

A Natureza tudo nos dá...visite este site:

O poder das mezinhas caseiras - Men's Health

Mezinhas contra febres, gripes, constipações e sinusites

 
100+ ideias de Mézinhas caseiras | dicas de saúde ... - Pinterest..
 
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CIDADANIA  E FILOSOFIA

 

-No Menu: O Novo Cidadão 

Os Viajantes encontram vários artigos realcionados com as questões civicas.
 

Questões do civismo

As questões do civismo, centram-se sobretudo ao nível das práticas quotidianas, nomeadamente na forma como os cidadãos contribuem ou não para a dimensão de uma ação norteadas por principios.

 
 

Abra as janelas que para Si, aqui foram expostas (ver em baixo) 

Acesso direto a modos de interpretar  a Cidadania.

 Quem sabe se Vos interessa consultar. Ajuda a reflexão. 

 

John Rawls

 
  • 1Justiça
  • 2O liberalismo político (1993)
  • 3Críticas e debates
  • 4Principais obras
  • 5Obras sobre John Rawls
  • 6Ligações externas
  • 7Referências
     
 
 
O DIREITO E A ÉTICA EM BENTHAM E KANT 

Contratualismo em John Locke - PrePara ENEM

O DIREITO E A ÉTICA EM BENTHAM E KANT: UMA ... - SciELO

 

Immanuel KantÍndice

  • 1Biografia
  • 2Filosofia, o "Criticismo"
  • 3A menoridade humana
  • 4Juízos
    • 4.1Juízo analítico
    • 4.2Juízo sintético
    • 4.3Juízo estético
    • 4.4A paz perpétua
    • 4.5Crítica
    • 4.6Metafísica e epistemologia de Kant
    • 4.7Filosofia moral
    • 4.8A geografia em Kant
  • 5Kant e a Revolução Francesa
  • 6Marcos na vida de Kant
  • 7Obras
  • 8Referências
  • 9Bibliografia
  • 10Ligações externas
     
  • Tradição kantiana aplicada à guerra no iraque - Âmbito Jurídico


  • A estrutura do argumento e a regra Maximin | LJR/UNESA

  •  

Aprofundando as teorias Filosóficas  

Ética, Direito e Política (Teoria da Justiça de Rawls)

 

Argumentos de Rawls para uma sociedade justa - Manual .

 

O problema da Justiça John Rawls

 

John Rawls: Teste Intuitivo de Justiça e Princípio Maximin

 

Filosofia Política - Domingos Faria

 

Rawls: filósofo político do século 20 - Revista Cult

 

A crítica da vertente econômica à teoria da justiça de John ...

 
 
 
 
 
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Página inicial > O NOVO CIDADÃO

O NOVO CIDADÃO

Participação Civica com sensatez se impõe.

Dizem-nos os partidos politicos da oposição que este tempo de eleições serve para balanço. Eu acho que devia servir para apresentar e debater ideias relacionadas com o Concelho e suas pessoas. Acho ainda que o papel de balanço devia ser da responsabilidade dos cidadãos, dispostos a avaliar a função Autarquica do executivo mas também da oposição. Parece pouco certo serem os partidos com interesses especificos na conquista de votos que tenham esse papel. Tudo fica em casa. Percebemos a limitação da oposição... mas tambem não devemos esquecer o dever da sua função. Até podem dizer que são cidadãos como quaisquer outros, e são. Sendo que estão na governação com um determinado papel e não deve ser só na altura unica das eleições que dão a conhecer os pontos fracos do desenvolvimento do Concelho.Por enquanto não existe cultura participativa, logo os partidos abrem o baralho e executam o jogo. Sentem-se na casa deles. No fundo o mesmo de sempre. O trevial e até parece ingênuo estar a falar disto com palavras tão simples. Afinal o que todos sabemos.Porquê andar a dividir para reinar servindo-se das populações, se estas durante os mandatos não existem para opinar ou colaborar com os destinos do Concelho. Pois! Na realidade a lógica democrata está carente, a população não participa. Há culpas. Nestas alturas aparecem ativistas do momento incentivados nesta ou naquela camisola. Eu também senti-me incentivada ou "renovada" não pelas camisolas mas no fundo por o que defendo. CIDADANIA PARTICIPATIVA. Pois é andamos todos distraidos. As questões politicas só nos incentivam na altura das eleições. Um grande erro de todos.Raramente aparece alguem a falar da falta de participação civica. É que o sistema politico partidário está viciado, além de que a participação cívica pode ser uma pedra no sapato dos politicos profissionais. Sendo no entanto uma pedra basilar na vida de todos nós. Mas ainda não percebemos. Não lhes interessa que estejamos mais integrados do que se deva.Os cidadãos em geral não se sentem incentivados a envolverem-se nas politicas locais por causa das diferentes assimetrias de ordem pessoal e complexidades do sistema social onde o poder compra e até manipula. Uma chatice que se resume na falta de coragem para inovar. A participação cívica deve ser obrigatória e não implorada ou imposta.Verdade também é que o sistema partidário está implementado pelo mundo fora, não vamos divagar...as listas de cidadãos independentes que vão aparecendo acabam por não deixar de ser um "partido". Depois de integrarem o sistema dificil e impossivel seria não sustentar o esquema interno. Contar com a mudança de mentalidades quase de forma instantânea é algo de ridículo. A história recente bem nos mostra. Mas...participação civica impõe-se. Para que tudo não acabe num novo partido, o importante é semear sementes e essas podem começar a qualquer hora. já devia ter começado logo em 1975, mas ok! Lá temos os partidos, não temos cultura cívica e nem politica partidária que equilibre de forma mais justa possivel a sociedade, além de que vivemos agora a globalização. Por isso sejamos sensatos.Evidente, que os tempos mudam, importa maior exigência social que só faz sentido com a participação cívica, sobretudo localizada. O problema somos nós pessoas, formatadas para seguir caminhos tracejados. O problema, ainda, na falta de participação cívica não reside só na responsabilidade partidária. Tendemos todos a querer mostrar espertezas, desfocando-nos do essencial e apontando culpas a uns e a outros. Sim! Uns com todas as culpas outro com menos, também é verdade.O essencial é "aprender" a participar com os tais Senhores (as) instalados nos destinos das nossas localidades para isso impõe-se inovação alguma organização e trabalho mental, entre outros atributos que muitos de nós pouco ou nada estamos interessados, porque só gostamos de mostrar teoria. A prática é muito mais complexa e requer altruísmo. Pois é...cada um de nós tem a sua responsabilidade individual em todo o coletivo. Muito há a fazer, começando por uma educação cívica levada a serio nas escolas. Ainda alguma exigência de caráter elevado nas práticas politicas dos locais. A consciencialização familiar nos direitos e nos deveres civicos sustentados pelos votos só pode existir quando esta souber como participar nos destinos da sua localidade. Claro, não há preparação cívica para que a representatividade seja governada com equidade social. Não há participação cívica há sim demagogias que fazem parte de uma democracia carente.
M.Fernanda B.Calado
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Eis aqui um Grupo onde a responsabilidade singular se impõe.

A liberdade de expressão é de valor imensurável, mas também impõe responsabilidade individual.

Enquanto Cidadãos responsáveis, devemos ter a postura de refletir, de opinar e de participar nos destinos das nossas Aldeias, Vilas, Cidades e até do Mundo. Ora, comprova-se que nem somos capazes de nos posicionar responsavelmente na base de pensamentos e valores singulares que visem o coletivo. Sim! O coletivo depende da consciência individual, todos dependemos uns do outros. Responsabilidade no singular é algo que se evita a todo o custo, o que naturalmente permite a multiplicidade de assimetrias sociais. Falar de Democracia, de Justiça, de Ética ou de Honra está fora do alcance do discernimento da consciência individual e desenvolvida. Este é um grupo Cívico . Atenção! Nada haver com politica partidária. Aqui falar de politicas é ordem do dia. Politicas que dominam as nossas vidas. Dizer mal de pessoas ou de ideologias partidárias especificas, é algo ultrapassado para O NOVO CIDADÃO. Expor, comentar ordens do dia que nos inquietam, politicas sociais que nos preocupam, reflexões e opiniões relacionadas com a vida do dia a dia, opinar e até contestar factos que nos deixam preocupados é o alvo deste grupo. Se por acaso se revê como Cidadão responsável, vai encontrar por aqui um espaço que visa sem cores politicas o direito e o dever à Cidadania.
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Seguindo este corredor encontram  a plataforma dos:

Cidadãos  que nos esclarecem

António Cunha Duarte Justo

Arnaldo Meireles

 
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Questões do civismo

As questões do civismo, centram-se sobretudo ao nível das práticas quotidianas, nomeadamente na forma como os cidadãos contribuem em termos de participação civíca

Em três dimensões[4]:

a) Dimensão Ética. A atitude cívica é inseparável da ética, isto é, de uma acção norteada por princípios.
b) Dimensão normativa. Um comportamento cívico é, frequentemente, encarado como o respeito por um conjunto de regras de convivência que estão definidas na lei, em posturas municipais etc. Estas prescrições, fruto de consensos colectivos, mais não visam do que integrar os indivíduos numa organização social e evitar a conflitualidade nas suas relações.
c) Dimensão Identitária. As sociedades, como as pólis, são anteriores aos próprios indivíduos que as constituem. Têm memórias, valores e heranças patrimoniais que importa preservar, sob pena de perderem aquilo que as diferencia e individualiza como tais. O civismo é, em última instância, uma atitude de defesa da própria cidade e da cultura que a mesma possui.
Ética ou filosofia moral é, na filosofia, o estudo do conjunto de valores morais de um grupo ou indivíduo. A palavra "ética" vem do grego ethos e significa caráter, disposição, costume, hábito, sendo sinônima de "moral", do latim mos, mores.

Princípio significa o início, fundamento ou essência de algum fenômeno. Também pode ser definido como a causa primária, o momento, o local ou trecho em que algo, uma ação ou um conhecimento tem origem. Sendo que o princípio de algo, seja como origem ou proposição fundamental, pode ser questionado. Outro sentido possível seria o de norma de conduta, seja moral ou legal. Na filosofia, é uma proposição que se coloca no início de uma dedução e que não é deduzida de nenhuma outra proposição do sistema filosófico em questã

Identidade cultural é o sentimento de identidade de um grupo, cultura ou indivíduo, na medida em que este é influenciado pela cultura do grupo a que pertençaAs relações humanas entre indivíduos têm vida própria e peculiar, que ultrapassa as características de seus componentes e se manifesta não só na relação de um grupo com outro, mas também, e principalmente, nas relações que os membros de um grupo.

A pólis (πόλις) - plural: poleis (πόλεις) - era o modelo das antigas cidades gregas, desde o período arcaico até o período clássico, vindo a perder importância a partir do domínio romano. Devido às suas características, o termo pode ser usado como sinônimo de cidade-Estado. As poleis, definindo um modo de vida urbano que seria a base da civilização ocidental, mostraram-se um elemento fundamental na constituição da cultura grega, a ponto de se dizer que o homem é um "animal politico". Essa comunidade organizada, é formada pelos cidadãos, isto é, pelos homens nascidos no solo da Cidade, livres e iguais e também tinham seu próprio governp.

Em direito, patrimônio (pt-BR) ou património (pt) são os bens, direitos e obrigações de valor econômico e pertencentes a uma pessoa ou empresa. Já em contabilidade, é a parte jurídica e material da azienda
Consenso é um conceito que descreve um tipo de acordo produzido por consentimento entre todos os membros de um grupo ou entre vários grupos. A "falta de consenso" é o dissenso.
Uma cidade ou urbe é uma área urbanizada, que se diferencia de vilas e outras entidades urbanas através de vários critérios, os quais incluem população, densidade populacional ou estatuto legal, embora sua clara definição não seja precisa, sendo alvo de discussões diversas. A população de uma cidade varia entre as poucas centenas de habitantes até a dezena de milhão de habitantes. As cidades são as áreas mais densamente povoadas do mundo. São Paulo, uma das cidades mais populosas do mundo, com cerca de 11 milhões de habitantes, possui uma densidade populacional de aproximadamente 7,15 mil habitantes por quilômetro quadrado. Enquanto isso, o Brasil, país onde a cidade está localizada, possui apenas 30 habitantes por quilômetro uadrado.
Cultura é um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente, especialmente na antropologia, a definição genérica fomulada por Edward B. Tylor segundo a qual cultura é "todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade". Embora a definição de Tylor tenha sido problematizada e reformulada constantemente, tornando a palavra "cultura" um conceito extremamente complexo e impossível de ser fixado de modo único. Na Roma antiga, seu antepassado etimológico tinha o sentido de "agricultura", significado que a palavra mantém ainda hoje em determinados contextos, como empregado por Varrão, por exemplo.
fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre-------------------------------------------------------------------------
 

No corredor do lado direito da porta principal (pagina inicial) encontra a seguinte porta:

CIDADANIA  E FILOSOFIA

Por lá encontrarão várias janelas que se  abrem  aos horizontes da razão de alguns filósofos que se dedicaram e estudaram a Cidadania.

A PaLavrando, dá-Vos acesso direto- quem sabe se Vos interessa consultar.

 
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Pela prática de atitudes de autoconsciência o Novo Cidadão ergue-se das sombras da Velha Civilização

A sociedade tem tido uma produção de Cultura de desresponsabilização. Dos governantes aos governados o grau de exigência é paradoxal.  A cultura cívica projetou a imagem  e os valores qua há medida dos tempo ficaram  impressos nos sentimentos do cidadão que conta com o   paternalismo estatal que bem aparelhado tem sabido como mobilizar uma sociedade que na sua maioria vive extremamente ocupada na procura dos meios de  subsistência   do seu dia a dia.
A Cultura social que o mundo tem vindo a desenvolver assenta na comparação, no  supervisionamento, nas normas comportamentais  e nos valores económicos   de uns e de outros. Aprende-se a avaliar as pessoas de forma incorreta e na maioria dos casos injustamente. A sociedade condena   o “falhanço” e valoriza os “sucessos”. A coletividade social vive perdida procurando a “felicidade “ nas vias da falsidade e hipocrisia de uma sociedade mal regulada.
 Acima de tudo impõem-se normas legislativas, fiscalizações  e penalizações, procurando regular a sociedade dinamizada por vários Ministérios governamentais. O insucesso  familiar derivado da pobreza não se discute a sério.  A crise das interposições partidárias incluindo  a carência do discurso público, o empobrecimento do conhecimento cívico generalizado  dado às  narrativas cívicas e politicas, a hipocrisia como veiculo de ascensão no social , a ignorância agressiva desenvolvida por quem se habitou a não raciocinar conscienciosamente, o egoísmo e o vale tudo gerado pelas ideias de “sucesso” onde o poder económico é soberano, está a afundar a natureza e o direito à existência.
O progresso  impõe novas mentalidades 

Tente mover o mundo - o primeiro passo será mover a si mesmo.

Platão

Nunca existiu uma grande inteligência sem uma veia de loucura.

Aristóteles

O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete.

Aristóteles

Eu penso, logo existo.

René Descartes

Não existem métodos fáceis para resolver problemas difíceis.

René Descartes

Não há nada que dominemos inteiramente a não ser os nossos pensamentos.

René Descartes

Ponto de vista da PaLavrando 

O Novo Cidadão muda o seu comportamento. Antes de tudo e do demais, representa-se por si próprio assumindo as suas responsabilidades individuais, não somente pelos decretos legislados, mas sobretudo pela sua consciência social. Integrado nos valores éticos que defende a vida social, exige o retorno equitativo entre os direitos e deveres.
O Novo Cidadão cria boas práticas de vivência em prol da defesa da existência por si e pelos outros. Pensa, faz, quer ser e sobretudo pergunta-se como.
O Novo Cidadão ganha o poder da consciencialização e da exigência que esta mesmo promove no modo e na atitude de agir e reagir.
O Novo Cidadão não compactua com o desenrolamento  de uma máquina social enferrujada, pelo contrário destabiliza positivamente deixando de compactuar com as normas das politicas partidárias.
O Novo Cidadão torna-se o centro das causas sociais voltando-se para dentro de Si e conscienciosamente avalia o que o envolve tomando as suas próprias decisões-
O Novo Cidadão fora da poluição dos tempos arcaicos controla a sua vivencia passo a passo tentando seguir o seu intuito e ouvindo a sua singularidade-
O Novo Cidadão abre caminho para a sua liberdade procurando  a verdadeira “democracia”. Ele age com inteligência, consciência e perceção real do direito à existência livre de responsabilidade individual  

O Novo Cidadão é uma aspiração para o Novo Mundo.

 
 
 
 

 

 

 

 

 
 
 
 

 REFLEXÃO E OPINIÃO                                               10/01/2021 

 EDUCAÇÃO 

 

O Ministério da Educação precisa de educação Cívica.

A Declaração dos Deveres dos Governantes serve para educar os Cidadãos preocupados.

Os Jovens e os Professores nas Escolas estão passando frio. Muitos levam mantas e ficam de pés gelados. Não parece que seja o pior de tudo do que conseguimos testemunha neste País e no Mundo. Sendo que não pode acontecer. Não! Não nas Escolas.

 
Acho que esta situação relacionada com as escolas e ainda as condições dos alunos e professores é inadmissível. Estamos vivendo tempos difíceis, mas sempre houve uma má orientação nas práticas educativas e escolares. A escolaridade obrigatória está tecnicamente preparada para ensinar o básico do ABC tudo o que diz respeito à Cidadania fica por conta da família, sim, porque as disciplinas escolares referentes aos deveres e direitos cívicos são uma fraude. A família, por sua vez, envolvida no ABC adquirido na escola e até nos estudos superiores (ainda alguma, nem uma coisa nem outra), vive cercada na sua grande maioria pela responsabilidade e sustentabilidade familiar que incluí as regras sociais. Pouco ou nada lhe resta para colmatar e até avaliar as assimetrias sociais, a escolaridade obrigatória e o tempo de trabalho dos adultos absorvem a existência das crianças, dos jovens e famílias. Muitas nem as conhecem, seguem...nem nunca ouviram falar da Declaração Universal dos Governantes nem dos Direitos do Homem. Certamente e por isso mesmo, os deveres Cívicos nunca são comparados com o que está estipulado na Constituição da Republica.
Meus Amigos, não é o caso dos Ministérios do nosso País, sabem muito bem dos seus deveres, simplesmente não temem a supervisão, afinal estão à margem dos cidadãos, são eles que estipulam e manipulam as regras do jogo social. Evidentemente não são os únicos culpados. Afinal as regras Constitucionais são para se cumprir. Estas foram criados no sentido de darem respostas assertivas ou pelo menos conscienciosas. Não sendo fácil admito, também admito que a sociedade Civil lhes dá toda a margem de manobra para que fiquem nas suas zonas de conforto sem maior esforço, permitindo assim não satisfazer a necessidade real das pessoas. Pois sim! Neste caso o Ministério da Educação precisa de reeducação Cívica.
A representatividade é uma nulidade viciada, tal como o povo que por heranças do passado deixa-se ir na corrente da ignorância Cívica, permitindo que os interesses particulares vinguem em desabono dos direitos de toda a sociedade. Mas… o mundo está mudando só mesmo a responsabilidade individual irá um dia alterar os resultados do coletivo.
Voltando às Escolas como mostra pontual de uma realidade que hoje se vive, afirmo que por mim nestas condições os meus filhos nunca iriam para a escola, sei que alguns pais já começaram a agir por responsabilidade própria. Um bem haja!
A imagem deste escrito refere-se à escola de Serpa, na verdade é o que se passa a nível de muitas e mais escolas de todo o País inclusive as da minha terra "Grândola" a tal " Vila Morena" fará se não fosse.
Maria Fernanda B. Calado.
 
Acerca de Cidadania

Cidadãos  que  esclarecem

(Seleção da PaLavrando)

António Cunha Duarte Justo

Vamos conhecer a Pessoa?
 

António da Cunha Duarte Justo

 

 

 

 

Curículo resumido: Cursos de:ilosofia-ISEE-Lisboa

Ciências da Educação na Uni. Aberta Lisboa

  • Lic. Teol.,Uni. Cat. Lx.; Licenciatura (Magister) em Teologia na UPS, RFA;
  • 21 cadeiras de Psicilogia e Pedagogial Social, na Stiftungshochshule  Munique.
  • Funções Profissionais: Cofundador do Posto de Telescola n°.1110 de Manique do Estoril
  • Prof. e dir. do Sec. na Escola de Sto António Izeda, Bragança;
  • Ordenado padre salesiano pelo Cardeal de Lx.;-
  • Orient. psico-pedagógico e prof. no Col. Oficinas de S. José de Lx;
  • Encar.da Missão Cat. Port. de St. Maur e Ivry/ Paris;-
  • Prof. de Líng. e Cult. Port., de Ética, e docente delegado da disciplina de Português na Universidade de Kassel e na Folkshochschule Kassel.
  • Funções Políticas: Eleito por sufrágio directo ao Conselho de Estrangeiros do município de KS pela lista Franco-Portuguesa. Porta-voz do Conselho (32.000 estrang.); presidente; membro: da comissão administrativa da cidade de KS; da Junta de Freg. de Helleböhn. Co-fundador da sec. Sindical, SPE da FENPROF na Alemanha; Membro: da Comissão Mista de prof. da RFA; da Europa-Union; da Deutsch-Indische Gesellschaft; da direcção da Carl Duisberg Gesel.; Colaborador do Estab. Prisional de KS. Repres. dos Prof. da área consular de Frankfurt. Membro da presidência de “Kunst und Kultur Baunatal” e.V. Presidente da Associação ARCADIA, Arte e Cultura em Diálogo, na Branca. Conselheiro consultivo do consulado Frankfurt.

Publicações: Autor do livro de Poesia”Nas Pegadas da Poesia”, do livro “Lutero garante a Emancipação como Princípio impulsionador da Idade Moderna”, autor integrado na Antologia de Poetas na Diáspora, Chefe Red. da revista Gemeinsam, da Cidade de KS, tiragem 5. 000 ex..- Co-autor em livros e Autor de Brochuras. Colaborador de jornais e revistas.

CURRICULUM VITAE ESPECIFICADO ATÉ 2.000

Nome: ANTÓNIO da Cunha Duarte JUSTO
Nacionalidade: portuguesa
Data e local de nascimento: 12. 02. 1947 em Várzea-Arouca; BI n°196…., Lisboa
Residência:  Kassel, Alemanha

Residência em Portugal:Branca, Aveiro
Ficha de Professor no Estrangeiro: Professor contratado por concurso para a Alemanha (NEPE) desde 21.04.80
Diplomas e Cursos: Curso de Filosofia (ISET-Lisboa); Licenciatura em Teologia (pela
Universidade Católica de Lisboa – Diplom Theolog pela UPS –Munique); frequência e exames do curso de psiclogia epedagogia social -21 cadeiras (Hochschule Munique); Curso de Qualificação em Ciências da Educação (Português e História), pela Universidade Aberta em Lisboa. Pelo Diploma n° 40442 professor de Filosofia, Latim e Grego (Ensino Secundário Particular), pelo Ministério da Educação e Investigação Científica (11.02.1980); Diploma n° 40442 para o Ensino Primário Particular, pelo Ministério da Educação Nacional (1973). Padre ex-salesiano.
Nome da cônjuge: Helga CAROLA Ruf da Cunha Duarte Justo, pintora, assistente social, terapeuta de família.
Filhos: Graciette, Sonnya, Elias e David.
Ocupações profissionais: Professor de Língua e Cultura Portuguesa. Professor de Ética em escolas alemãs. Docente de Português na Universidade de Kassel e na Volkshochschule Kassel.
Vários anos Vogal do júri dos exames de currículo completo português (9° e 11° anos de Escolaridade) na Alemanha, para os exames das disciplinas de Filosofia e Introdução à Política

HABILITAÇÕES LITERÁRIAS:

Exames liceais: Liceu D. Manuel II, Porto (Ciclo Preparatório); Liceu D. João III, Coimbra
(Secundário) e Liceu de S. João do Estoril (Complementar).
Estudo da filosofia: No Instituto Superior de Filosofia – Salesianos -Manique do Estoril e no ISET em Lisboa(1967-1971).
Estudo da Teologia na Faculdade de Teologia Benediktbeuern Diplom-Theologe e da
pedagogia social, Munique, Alemanha (1973 – 1997).
Curso de Qualificação em Ciências da Educação, em Português e História pela Universidade Aberta, Lisboa, concluído em 1994)
Curso de EDV / Internet, conceito, funcionamento,TCP/IP, Hard-e Software, configuração sob Windows 95, Provider, Serviços Online, Internet-Dienst, Internet realay chat, FTP, no Semestre de Inverno 1998 na Volkshochschule Kassel
Cours de Français du Degré III, Alliance Française, Paris (1979)
Lehrgang: MI (Mittelstufe) no Goethe-Institut Lissabon (1978).
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

– Domínio dos Programas: Page Maker, Koreldraw, Windows, Word e Internet
– Orientador dos Cursos Nocturnos de Alfabetização de Manique do Estoril (1967-1970)-Método de Paulo Freire.
– Orientador do Centro Juvenil de Manique do Estoril/1967-1971).
– Fundador, Orientador e Monitor do Posto de Telescola n°. 1110 de Manique do Estoril (1969-1971)-Ciclo Preparatório, IMAVE, Ministério da Educação Nacional.
– Professor do Curso Unificado e Educador responsável pelo secundário, na Escola Profissional de Santo António de Izeda, Bragança, da Direcção-Geral dos Serviços Tutelares de Menores do Ministério da Justiça (1971-1973).
– Monitor do posto de recepção de Telescola n°. 1067 de Izeda, Ministério da Educação(1972-1973).
– Estágio no Hospital de Penzberg, 1975 (dois meses) e em 1974 de 01.07.a 07 de Agosto.
– Estágio Social no Centro de Assistência Social da Caritas em Munique, Alemanha 1976 (dois meses).
– Diácono pelo Bispo de Augsburg 1976; estágio de Diácono em Kochel am See.
– Ordenação padre salesiano pelo Cardeal D. António em Lisboa, 1977.
– Orientador psico-pedagógico e professor do Colégio Oficinas de S. José em Lisboa
e orientador pastoral da comunidade de Murches- Cascais (1977 – 1979).
– Pároco da comunidade portuguesa de St. Maur e Ivry/ Paris. Investigação sobre a situação da comunidade portuguesa em Paris (1979 – 1980).
– Em 1980 iniciador e organizador dos cursos de Português e Cultura Portuguesas em quatro cidades: Bad Wildungen, Bad Arolsen, Diemelstadt e Hessisch-Lichtenau. Desde então, actividade docente neles (29 tempos lectivos por semana).
– Organizador e responsável pelos cursos gratuitos de Alemão, Matemática, Desenho Técnico, Estenografia, Dactilografia e Costura e Corte, em Bad Wildungen, Bad Arolsen, Korbach, Hessisch Lichtenau, Diemelstadt e Kassel subsidiados pelo governo alemão (Sprachverband) para promoção profissional e cultural dos estrangeiros.
– Aulas de Ética 9°. e 10°. anos Gymnasium e Realschule na Freiherr vom Stein Schule e na Enseschule.

FUNÇÕES POLÍTICAS

A 27.10.85 eleito por sufrágio directo para o Conselho de Estrangeiros da Câmara de Kassel (de novo a 5.11.89 pela lista Franco-Portuguesa); Presidente do Conselho de Estrangeiros da cidade de Kassel: 33.000 estrangeiros).
Membro eleito da Comissão distrital do SPD (Hessen Nord – Mitglied des Bezirksausschusses); Desde 1985 a 1993 Referente para as Relações Públicas do Conselho de Estrangeiros da cidade de Kassel (32.000 estrangeiros); entre outros, os cargos de presidente (1991/92) e de vice-presidente (1985 a 1991) do mesmo Concelho; membro da comissão administrativa da Cidade de Kassel (Verwaltungsausschuß des kommunalen Jugendbildungswerks); Conselheiro na Junta de Freguesia de Helleböhn-Süsterfeled (de 1985 a 1998); chefe da Fracção Franco-Portuguesa do Conselho de Estrangeiros; durante 8 anos representante (delegado) de Kassel na Federação dos Conselhos de Estrangeiros do Estado do Hessen (AGAH); A 04.03.89 eleito pela AGAH membro da comissão organizadora dos Conselhos de Estrangeiros para a RFA. Delegado eleito ao 1°. Congresso Federal dos Conselhos de Estrangeiros (28 – 29.03.88) em Wiesbaden. Outubro de 1992 demissão das funções de presidente do Conselho de Kassel. Delegado pela federação (Dortmund) da Alemanha ao Congresso do Partido Socialista em Lisboa (14-15.01.1989).
Em 1987 Membro da comitiva da delegação de kassel (representantes da política, sociedade e economia) à cidade congeminada Arnstadt na DDR; etc.

CONFERÊNCIAS E PALESTRAS REALIZADAS

– 09.06.1980: Palestra no Arbeitsamt de Kassel – RFA, em representação da Embaixada, sobre „Sistemas de Educação e Formação, Formação Profissional e Escolaridade Obrigatória em Portugal“.
– 28.06.1990 Conferência na Gemeinschaftshaus Bad Wildungen a convite das fracções da cidade. Tema: „As Estruturas dos Conselhos de Estrangeiros em Hessen“.
– 1991 Conferência sobre „Situação dos Estrangeiros na Alemanha“em Kassel, a convite do Schlachthof.
– 03.09.1987 Conferência na Universidade de Kassel sobre „Mitbestimmungsrechte für Ausländer – Einflußnahme in den Kommunen und in der Verwaltung, a convite do Prof. Dr. Lange.
– 27.06. 1987 Conferência para as frações políticas na Câmara Municipal de Ludwigshafen sobre „ Conselho de Estrangeiros de Kassel e sua Incardinação no Espectro Político e Administrativo“, a convite da cidade de Ludwigshafen.
– Podiumsteilnehmer na Ausländer Konferenz des IG Metall – Verwaltungsstelle Kassel
– 15.06.1989 in Hörsaal des Landes Museums in Kassel, Referat; „Ausländerfeindlichkeit an Schulen“ (Kassler Stadtschülerrat)
– 13.04.1989 Vortrag in Kassel, Kreisverband Kassel-Stadt, bei der Mitglieder Versammlung: „Situation der Ausländer in Kassel“
– 05.11.1989 Conferência sobre „Wohin Deutscland – Der Verrat am deutschen Idealismus“ em Kassel, a convite da Carl Duisberg Gesellschaft.
– Páscoa de 1989 Vortrag perante 4000 a 5000 pessoas na Schlußkundgebung der Ostermarsch, Tema: „Rechtsextremismus als politische Herausforderung“
– 07.05.1990 Vortrag in Kassel – Europatag, Veranstaltung der Europa-Union Deutschland: „Multikultur – Vision oder schwierige Realität“
– 01.09.1992 Antikrigstag, vortrag in der Innenstadt
– Em 1992 Conferência sobre „Portugal e a sua História “em Kassel, a convite da Carl Duisberg Gesellschaft.
– 25.11.1992 Conferência na Junge Union Kassel. Tema:“Asyl: Auch ein Problem für Kassel
– Maio de 1993 Conferência em Kassel a oficiais militares sobre „Situação dos Estrangeiros na Alemanha“, a convite da Lütich-Kaserne.
– 07.09.1995 Vortrag in Jugendhof, Dörnberg: „Nationalismus und Verfassungsglaube“
– Junho de 1995 Conferência na reunião dos membros do partido Freie Wählergemeinschaft em Kassel, tema: „Ausländerbeiräte institutionelle Form der politische Beteiligung?“
– Fevereiro de 1996 Conferência sobre „Fátima e a Religiosidade Portuguesa“em Kassel, a convite da Evangelische Kirchengemeinde de Brasselsberg.
– Junho de 1997 Conferência na reunião dos membros do Ortsverein Süsterfeld-Helleböhn do SPD em Kassel, tema: „“

– Novembro de 1998 Conferência sobre „Fernando Pessoa e os Heterónimos“em Kassel, a convite da Carl Duisberg Gesellschaft.
– Entrevistas com jornais, rádio HR, TV(H3) e conferências de imprensa
– Conferencista em vários seminários (temas: bilinngualidade, interculturalidade, exilados, retornados, estrangeiros na Alemanha) em diferentes anos para soldados das casernas Lütich e Hindenburg, a convite do responsável Dekan Dietmar Hahn além de outras conferências em muitas outras instituições.

 

CARGOS ASSOCIATIVOS

Fundador (06.07.88) e presidente da associação ” Förderverein Gemeinsam e. V.”; co-fundador e membro de várias associações portuguesas: Associações de portugueses das cidades de Bad Wildungen, Bad Arolsen, Diemelstadt, Hessich-Lichtenau, membro da direcção da Mesa Redonda de Kassel; 30.01.93 membro da direcção da Associação Cultural e Desportiva de Kassel, e. V.; membro honorário da direcção do Centro Português Cultura e Desporto e. V. Marsberg; 16.03.85 eleito pelos professores no Consulado de Frankfurt para a comissão de professores do Consulado de Frankfurt; 1987 eleito membro da Comissão Mista de professores portugueses na RFA; 18.01.86 eleito, em reunião de professores no Consulado de Frankfurt, para a Comissão Sindical Provisória para criar e organizar a secção SPE (Sindicato dos Professores na Europa ) na Alemanha (Sócio n°. 293); membro da Europa-Union Deutschland; presidente da AG Öffentlichkeitsarbeit des Ausländerbeirats Kassel; membro da Deutsch-Indische Gesellschaft (15.12.85); membro da direcção da Carl Duisberg Gesellschaft (CDG)- Núcleo Kassel, desde 1987; membro da presidência da „Kamin Gesellschaft e. V.“ em Hann. Münden. Representante actual dos Professores de Português da Área Consular de Frankfurt (Comissão dos Professores). Concelheiro consultivo do Vice-consulado de Frankfurt. Porta voz do mesmo Consellho para impedir o encerramento do Vice-consulado ; orientador da manifestacao de portugueses em Frankfurt contra o encerramento das instalcoes consulares.

TRABALHO HONORÍFICO COM AS COMUNIDADES PORTUGUESAS E FOMENTO DA CULTURA PORTUGUESA

– 1980 fundação da Associação de Pais de Bad Wildungen (39 alunos)
– 1981 fundação da Associação de Pais de Hessisch Lichtenau (28 alunos)
– 19.12.81 fundação da Associação de Pais de Arolsen-Korbach (33 alunos)
– 11.02.82 fundação da Associação de Pais de Diemelstadt (24 alunos)
– 05,12.81 reunião com o consulado (Dr. Alves e Dr. Silvério Marques) em Bad Wildungen.
– Ensino de alemão para portugueses em Diemelstadt/Rohden, às Quintas-feiras depois do ensino de Português em Wrexen (1981-etc).
– 1981 criação dum rancho folclórico infantil de Bad Wildungen em colaboração com a Associação de Portugueses (Sr. Elísio Silva). Pais de alunos fizeram os trjes típicos das regiões donde provinham. Participação nas Festas da cidade de Bad Wildungen (a partir de 03-04.10.1981) com tenda portuguesa e Rancho.
– 10 e 11.04.82 passeio de pais e alunos de Bad Wildungen à cidade de Hamburgo.
– 1983 conversações com a Caritas Verband de Paderborn no sentido de organizar assist^ncia social para os portugueses em Bad Wildungen, Bad Arolsen, Diemelstadt. O Schulamt pôs à disposição salas nas três escolas onde o assistente social passou a vir de 15 em 15 dias , apartir de Janeiro de 1984. No decorrer dos anos o assistente social deixou de vir por fata de procura por parte dos portugueses. O Assistente Social passou a vir apenas quando solicitado.
– Socorrendo-me de subsídios do Estado Alemão (Sprach Verband) para promoção profissional e cultural de jovens e adultos estrangeiros organizei e dirigi (escolha de professores, frequência, relação com a Sprach Verband etc.) com o apoio das associações portuguesas das cidades onde lecciono e a „Gemeinnützige Gesellschaft für Förderung der Berufliche und Geselschaftliche Eingliederung von Ausländern, m.b. H“ (GGBSE) que contactei, e com o apoio das escolas que colocaram os seus espaços à disposição para os cursos, os cursos seguintes: Alemão, Matemática e Desenho Técnico, Estenografia, Dactilografia, Costura e Corte , que começaram na Páscoa de 1983 em Bad Wildungen, Bad Arolsen, Korbach, Hessisch Lichtenau, Diemelstadt e Kassel. A frequência dos Cursos era durante a semana de trabalho duas vezes das 16.30 às 19.30 horas e aos sábados das 15.00 . às 18.00 horas. Em Kassel aulas de Alemão e de Costura e Corte eram na Caritas.
– Organização, com o apoio da Fundação Gulbenkian, de uma biblioteca ambulante para alunos e pais nas cidades já referidas.
– Participação em Projektwochen escolares com temas portugueses (Ex.: Exposição sobre História de Portugal, com 12 cartões Din1 na escola secundária de Bad Arolsen, em Junho de 1984 e posteriores repetições em outras escolas e organizações).
– Organização de festas -convívio escolares com sketchs, poesias, teatros improvisados, pingo, etc. Participação em festas escolares alemãs com pais e alunos mediante folclore, culinária portuguesa, videos, material turístico…
– Três reuniões de pais anuais em cada uma das quatro cidades, abertas a toda a comunidade e com conferências estruturadas com temas relativos ao ensino, à comunidade, psicologia, pedagogia e assuntos laborais. Exemplos de palestras dadas: „Significado das Associações na migração“; „Sistemas de Educação – autoritário, democrático e permissivo (laissez-faire)“; „Imagem da Mulher nos Contos de Fadas, de Bruxas e nas Lendas“; „Alterações nos Direitos Sociais na RFA“; „A Mulher entre Bruxa e Santa“; „Trabalho – Um direito para todos; Redução do horário semanal de trabalho“; „Desemprego: Consequências psíquicas e sociais“; „Legislação social e laboral para estrangeiros“; „Promoção profissional e cultural“; „O 25 de Abril“; “Escolas profissionais na RFA“; „O sistema escolar alemão“; „A Droga (Dependência física, psicológica e económica)“; „O Castigo – ajuda ou dano?“; „A criança e a televisão“ ; „Escolas Especiais no Hessen; o que são (de deficientes ou para alunos com carências na aprendizagem ou no comportamento), quem vai para lá, consequências, como evitar, testes de admissão, interlocutores, presença obrigatória do prof. de língua materna, possibilidades de transferência para a Hauptschule, situação no corrente ano de 1981“; a riqueza da Bilingualidade; etc.
– Além da minha actividade específica, dado as cidades onde lecciono não possuirem assistência social para portugueses vejo a minha actividade alargada a assistente social, intérprete e tradutor, fac totum.
– Organização, com as associações portuguesas, de acções de tempos livres e encontros interescolares para alunos e pais, rotativamente nas cidades de Bad Wildungen (13 alunos do primário e 26 do secundário), Hessisch Lichtenau (10/18), Bad Arolsen(7/20), Diemelstadt/Wrexen(9/15) e Kassel. Curioso é que destes encontros surgiram acidentalmente casamentos entre portugueses destas várias cidades. As festas – convívio (futebol, dança, comida, discoteca e por vezes conjuntos) realizam-se na escola de Bad Arolsen (actualmente no Centro Português), Liborius Kirche em Bad Wildungen, Stadt Halle/Diemelstadt-Wrexen, Centro Português de Hessisch Lichtenau e na Caritas de Kassel: isto nos anos oitenta, entretanto a iniciativa de realização de tais convívios passou para os jovens das respectivas cidades.
– De 07 a 08.08.1985 no Centro de Juventude do Distrito de Kassel – Sensenstein , seminário: „Formação Profissional“, alunos das escolas de Bad Wildungen, Arolsen, Diemelstadt-Wrexen, Hessisch Lichtenau e Kassel.
– Colaboração com a Hessische Landeszentrale für politische Bildung na organização e realização da da Viagem de Estudo à zona Norte e Central de Portugal. 14 dias em Maio 1986 como prémio do concurso de alunos das escolas do Estado do Hessen.
– De 27.05 a 5.06.1987 Viagem à Calábria e Sicília com 20 alunos portugueses do secundário de Bad Wildungen e Hessisch Lichtenau . Ganhámos o 1°. prémio do Ministério do Culto do Hessen no concurso escolar „Pontes para um Futuro Comum“.
– Preparação e direcção duma Viagem de Estudos a Lisboa realizada pelo Landkreis Kassel – Centro de Juventude Sensestein (15 dias) na Páscoa de 1992
– 23 e 24 de Junho no Jugendhof Dörnberg realização dum seminário sobre fotografia com jóvens portugueses. Os/as jóvens , munidos de máquinas fotográficas e de filmes (a preto e branco) , receberam a missão de nas férias fotografarem aspectos característicos da vida e cultura portuguesas. Depois das férias num seminário de fim de semana revelara as fotos e devido à sua qualidade organizou-se um exposição no Foyer da Câmara Municipal de Kassel.
– Colaboração com a Evangelische Gemeinde de Brasselsberg na organização duma excursão a Braga-Fátima (10 dias) na Páscoa de 1996
– Colaboração com a Volkshochschule Landkreis Kassel na organização duma viagem de estudos, subordinada ao tema „Investigação dos Vestígios do 25 de Abril“, à regiões Porto e Lisboa ( 10 dias )na Páscoa de 1999
– Colaborador honorífico (Ehrenamtliche Mitarbeiter) do Estabelecimento Prisional de Kassel: Assistência a prisioneiros de língua portuguesa.
– Colaborador regular da rádio portuguesa em Hamburgo
–
PUBLICAÇÕES

– Chefe Redactor de Gemeinsam, revista trimestral do Conselho de Estrangeiros de Kassel em alemão com secções em português, italiano, turco, françês, grego, editada pela cidade de Kassel, tiragem de 5.000 a 7. 000 exemplares.
– Editor da Brochura bilingue: “Pontes Para um Futuro Comum – Brücken in eine gemeinsame Zukunft”, editada na Caritas, Kassel
– Editor de “O Farol” , jornal de carácter escolar e social em colaboração com alunos, pais e portugueses das cidades de Bad Wildungen, Hessisch Lichtenau, Kassel, Bad Arolsen e Diemelstadt( de 1981 a 1985)
– Editor de „Boletim da Fracção Portuguesa no Conselho de Estrangeiros de Kassel (1984)
– Autor da Brochura „Kommunalwahlrecht für Ausländer – Argumente“ editada pela cidade de Kassel, Fevereiro de 1987.
– Co-autor da Brochura „Ausländerbeiräte in Hessen – Aufgaben und Organisation“, editada pela AGAH e Hessische Landeszentral für politische Bildung, Wiesbaden, 1988.
– Recensão do livro „Vivências e Convivências“, Dr. Carlos Alberto, in Boletim Informativo Salesianos, Lisboa 50 (06.01.1975).
– „Quem é esse Jesus?“, in Diálogo, Lisboa 3 (03.12.78)
– „Conversão e Igreja Peregrina“, in Brotéria, Lisboa 104 – N°.1 (1977, 22-36)
– „Crise do Sacramento da Penitência“, in Brotéria, Lisboa 104 – N°: 2 (1977, 181-191)
– „Cristianismo: Pecado e História“, in Brotéria, Lisboa 105 – N°. 2-3 (1977, 153-168)
– „Emigration der Portugiesen“, in Kaiserlautener Zeitung, Kaiserlautern (18.07.1979)
– 28.02.1979 Relatório sobre a Comunidade Portuguesa de Ivry-Paris para o episcopado de Créteil- França.
– Começo de série de artigos subordinados ao tema: Para uma Política de Emigração – „O Emigrante: um subproduto social“; „O Emigrante tem de saber se é português“; „O Emigrante, Educação e Ensino“; Estado Português em Dívida“; „A Escola Factor de Integração e de Assimilação“, in O Tempo, Lisboa, 05.11.81, pag. 1 e 3
– „O 25 de Abril“, in Horizonte, Frankfurt 58 (Abril de 1982).
– „Professores de Português no Estrangeiro“, in Expresso, Lisboa, (31.10.87)
-„Politische Mitbestimmung für Ausländer/innen: Der Eiertanz der Politiker“, in Essay, Zeitschrift für Kontroversses aus Politik, Gesellschaft und Kultur, Januar 1990/2
– in Diálogo do Emigrante, nos últimos anos com o nome Diálogo Europeu, Lisboa, entre outros, os seguintes artigos: „Sistema Escolar Alemão“ (20.09.87); „O Conselho de Estrangeiros de Kassel“(20.09.87); „Conselhos de Estrangeiros-Participação Política“(01.10.87); „Política Escolar da RFA – A Selecção de Alunos“ (07.05.88); Entrevista a Liselotte Funke, encarregada do governo alemão para os assuntos dos estrangeiros(20.10.87); „Língua e Cultura Portuguesas: Um Património a Defender“(01.11.87); „Primeira Conferência dos Conselhos de Estrangeiros e das Representações de Estrangeiros da RFA“ (Maio de 1988); „Perspectivas Profissionais para Jovens Portugueses“ (02.09.89); „Para uma Política de Emigração“ (15.10.88); „Professores de Português na RFA Rejeitam Despacho Governamental“ (20.01.90); „Timor-Leste: Um Povo Esquecido“ (30.12.96);etc.
– in O Emigrante, nos últimos anos com o nome Mundo Português, Lisboa, entre outros, os seguintes artigos: „Voto nas Presidenciais“ (21.04.85); „A Nova Lei de Impostos“ (1985); „Emigrantes Portugueses contra a Tributação da Poupança“ (21.04.85); „Consequências do Acidente de Chernobyl/URSS (10.05.86); „Mudança Política no Estado do Hessen“ (17.07.87); „Sistema Escolar Alemão“ (21.08.87); „Fomentar a Participação Política“ (25.09.87); „Língua e Cultura Portuguesas – Um Património a Defender“ (06.11.87); „Conselho de Estrangeiros de Kassel – Um Modelo na Alemanha“ (16.10.87); „O Povo Moçambicano Sofre“ (18.06.88); „Os Estrangeiros querem votar para as autarquias“ (1988); „Política Emigrante para as Comunidades“ (04.11.88); „Política de Emigração para as Comunidades nos Países de Residência“ (04.09.88); „Alemanha Federal: Novidades na Nova Lei de Estrangeiros“ (15.09.90),etc.
– in Correio de Portugal, Dortmund, actualmente com o nome Portugal Post, „A Alemanha à porta das eleições federais – previsão e opinião“ (Outubro de 1994); „Guerra em torno do Kosovo / Verdade: O Inimigo Comum“ (01.05.99), etc.
– in Frankfurter Allgemeine Zeitung (FAZ), Frankfurt, „Ausländerbeiräte Vielfach zu Türkischen Beiräten Geworden“ (26.11.97)
– in Hessische / Niedersächsische Allgemeine ( HNA), Kassel: „ Krieg der Worten und Parolen“( 13.11.86); „Nicht das Demokratiegebot Übersehen““ (08.09.87); „Wahlrecht für Ausländer“ (03.09.87); „Auslanderbeirat hat nur Alibifunktion“ (15.11.93); „Politikermentalität muss sich ändern“ (23.11.94); „Erneuerung aus bewußter Basis nötig“ (26.10.94); „Kleinere Nationen Kommen bei Ausländerbeiratswahlen nicht zum Zuge“ (30.12.97); „Demonstrationsverbot gegen Kurden ist Unverhältnismässig“ (16.03.99);etc.
– in O Independente, vários contributos
– in O Diabo, vários contributos.
– em muitas revistas e jornais digitais dos países lusófonos.
CITAÇÕES RECEBIDAS
Louvor por parte da DGE devido ao „interesse manifestado na divulgação da Língua e Cultura Portuguesa“. – Num concurso escolar do estado de Hessen, os cursos de português de Bad Wildungen, Hessisch-Lichtenau e Arolsen ganharam o 1° prémio com viagem ao Sul de Itália e Sicília.

SEMINÁRIOS FREQUENTADOS

Preliminar: – Durante os primeiros cinco anos frequência de reuniões regulares de professores (relações e colaboração excelente entre professores) a expensas próprias no consulado de Frankfurt para troca de impressões, elaboração de objectivos mínimos, planificações de aulas, elaboração de fichas, etc. A heterogeneidade das classes (e a carência do tempo, apenas 6 tempos lectivos por classe, implicando ensino da Língua, da História e da Geografia de Portugal) obriga o professor a optar por uma didáctica de ensino diferente à que estava habituado em Portugal; um ensino diferenciado entre o de pequenos grupos e individual. A alta motivação dos paise em parte dos alunos (e total confiança no professor) levou-me a optar por uma iniciativa única na Alemanha que se mantem até hoje: o ensino de Língua e Cultura Portuguesas em Hessen é obrigatório até aö 10°. ano, entretanto eu acordei com os pais a que os filhos frequentem o ensino até ao 12°-13°.ano e no tempo da aprendizagem para os que optam pela profissionalização depois do 9°-10°. ano. Tudo isto com a anuência das autoridades escolares que continuam a registar as notas mesmo depois do tempo legal obrigatório.

– De 22 a 26.09.1980 Acção de Formação Contínua no Instituto para Formação de Professores – Hessen – Weilburg: „Curso de Alemão para professores estrangeiros que conseguiram o certificado no exame efectuado pelo Ministério da Cultura do Hessen“
– De 15 a 19.10.1980 Acção de Formação Contínua no Instituto para Formação de Professores – Essen – Werden, seminário subordinado ao tema: „Língua Materna para portugueses“.
– De 17 a 21.08.1981 Acção de Formação Contínua no Instituto para Formação de Professores – Hessen – Weilburg: „Alargamento do conhecimento de Alemão para professores estrangeiros com base em temas pedagógico.didácticos“
– De 26 a 28.04.1982 Acção de Formação Contínua no Instituto para Formação de Professores – Hessen – Weilburg, seminário: „Ensino da Língua Materna para Alunos Portugueses e Alunos Jugoslavos. Troca de Experiência e Elaboração de Planos de Aula“
– De 03 a 06.08.1982 Acção de Formação Contínua no Instituto para Formação de Professores – Hessen – Weilburg. Continuação do seminário: „Alargamento do conhecimento de Alemão para professores estrangeiros com base em temas pedagógico-didácticos“
– De 29.11 a 03.12.1982 Acção de Formação Contínua no Instituto para Formação de Professores – Essen – Werden, seminário: „Ensino da Língua Materna para Portugueses“
– De 14 a 19.05.1983 Acção de Formação Contínua no Instituto para Formação de Professores – Hessen – Frankfurt, colóquio: „Elaboração de Materiais de Ensino para os Planos-Programas de Ensino Materno da Língua Portuguesa, no Ensino Primário do Hessen“
– De 10 a 12.08.1983 Acção de Formação Contínua no Instituto para Formação de Professores – Hessen – Weilburg: „Estudo e Aplicação do novo Decreto-Lei do Ministério da Educação do Hessen“
– De 01 a 03.08.1983 Acção de Formação Contínua no Instituto para Formação de Professores – Hessen – Starnberg, colóquio: „Estudo e Preparação de Materiais para a Elaboração dos Planos de Ensino da Língua Materna para o Ensino Primário em Hessen“
– De 08 a 10.10.1984 Acção de Formação Contínua no Instituto para Formação de Professores – Hessen – Frankfurt, colóquio: „Elaboração de Materiais de Ensino para os Planos-Programas de Ensino Materno da Língua Portuguesa, no Ensino Primário do Hessen“
– De 14 a 16.04.1984 Acção de Formação Contínua no Instituto para Formação de Professores – Hessen – Weilburg: „Princípios Metodológico-Didácticos na experimentação dos Programas para o Ensino Materno da Língua Portuguesa e Espanhola, no Ensino Primário do Hessen“
– De 29.11. a 01.12.1985 em Bad Neustadt: „Curso Intensivo de Formação Comunidades Europeias: Integração de Portugal. Reflexos para os Portugueses na Europa“, organizado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros
– De 02 a 06.12.1985 no Instituto para Formação de Professores – Hessen – Fuldatal: „Rechtliche und soziale Probleme von Ausländern und ihren Kindern in unsere Gesellschaft (in Zusammenarbeit mit Sozialarbeitern, Juristen, Ämtern und Behörden)
– De 01 a 05.12.1986 Acção de Formação Contínua no Instituto para Formação de Professores – Essen-Werden:
– De 27 a 29.09.1985 no Europa-Institut em Bocholt a cargo do Ministério dos Negócios Estrangeiros: „Curso Intensivo de Formação Comunidades Europeias: Integração de Portugal. Reflexos para os portugueses na Europa“
– De 11 a 13.04.1986 na Fridrich Ebertstiftung em Freudenberg, colóquio: „Participação Política para Estrangeiros na Europa“
– De 25 a 27.04.1986: Colóquio na Academia Evangélica em Mülheim subordinado ao tema „Verfassung und Kommumalwahlrecht“
– De 03 a 05.10.1986 no Schlachthof, Kassel, Congresso Federal: „ Os Centros Sócio-Culturais na Alemanha“
– Em Março de 1987 na Academia da Federação das Caixas Gerais de Depósitos em Neuhausen, Estugarda, seminário de 3 dias organizado pela Embaixada Portuguesa sob o título „ Direito Comunitário e a sua Aplicação noÂmbito da Segurança Social e da Formação Profissional dos Jovens Portugueses“
– 30.01. a 01.02. de 1987 na Evangelische Akademie, in Mülheim/Ruhr, „Estrangeiros nos Media“, colóquio em colaboração entre A União dos Jornalistas Alemães (Deutsche Journalisten Union e o Wir – Forum.
– De 30.11. a 04.12.1987 Acção de Formação Contínua, no Instituto para Formação de Professores – Renânia do Norte Vestefália – Botropp sob a orientação e cooperação entre Ministério da Educação de Portugal, Ministério da Cultura da Renânia do Norte Vestefália e o Ministério da Cultura do Hessen: „Língua Materna para Crianças e Jovens Portugueses“
– De 18 a 20.09.1987 na Deutsche Landjugend-Akademie, Fredeburg, Bonna, seminário organizado pela Embaixada Portuguesa em colaboração com o Ministério do Trabalho da RFA: „O Futuro dos Jovens Portugueses na Alemanha“
– De 20 a 24.06.1988 no Instituto para Formação de Professores -Estado do Hessen, em Fuldatal: „Finalistas e Profissionalização“
– De 09 a 11.05.1988 no Instituto para Formação de Professores -Estado do Hessen, em Fuldatal: „Apoio no domínio do dia a dia de professores alemães e estrangeiros em exercício. Aconselhamento de Associações fde Pais (Sistema escolar, notas, política escolar)“
– De 04 a 06.11.1988 na Academia Klausenhof em Bonna, seminário em colaboração entre os Ministérios do Trabalho e da Ordem Social alemães e a Embaixada de Portugal. Tema: „Integração Escolar e Profissional dos Jovens Portugueses na RFA“
– De 28.11 a 02.12.1988 em Donaueschingen: Acção de formação contínua de professores sob a orientação e cooperação entre Ministério da Educação de Portugal, Ministério da Cultura da Renânia do Norte Vestefália e o Ministério da Cultura do Hessen.
– De 02 a 04.06.1989 no Gustav-Stresemann-Institut, em Bonna, seminário organizado pela Embaixada Portuguesa em colaboração com o Ministério do Trabalho da RFA: „Perspectivas Profissionais para Jovens Portugueses“
– De 21 a 22.10.1989 na Academia de Botropp, encontro de professores:“Análise do Despacho 60/SERE/89 da Secretaria do Estado da Reforma Educativa“.
– De 11 a 13.10.1989 no Instituto para Formação de Professores -Estado do Hessen, em Fuldatal: „Conteúdos relacionados com o País de Origem :7°-10° anos. Elaboração de Unidades de Ensino baseadas nos Programas desenvolvidos“
– De 20 a 24.11.1989 em Donaueschingen: Acção de formação contínua de professores sob a orientação e cooperação entre Ministério da Educação de Portugal, Ministério da Cultura da Renânia do Norte Vestefália e o Ministério da Cultura do Hessen
– De 03 a 07.12.1990 em Donaueschingen: Acção de formação contínua de professores pela Escola Superior de Educação de Lisboa e Landesanstalt für Schule und Weiterbildung, Soest, em colaboração com o Ministério da Educação de Portugal: „…“
– De 16 a 25.07.1991 em Viseu, na Universidade, Seminário de Verão organizado pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e pela Universidade Católica: „Valores da Lusitanidade“
– De 11 a 15.11.1991 em Donaueschingen: Acção de formação contínua de professores sob a orientação e cooperação entre Ministério da Educação de Portugal, Ministério da Cultura da Renânia do Norte Vestefália e o Ministério da Cultura do Hessen
– De 12 a 24.10.1992 em Torres Vedras, subsidiado pela Comunidade Europeia. Seminário de Formação Contínua de Professores organizado em cooperação entre o Ministério da Educação de Portugal e os Ministérios da Cultura da Renânia do Norte – Vestfália e do Hessen.
– De 12 a 24.10.1993 seminário em Estrasburgo, subsidiado pela Comunidade Europeia. Seminário de Formação Contínua de Professores organizado em cooperação entre o Ministério da Educação de portugal e os Ministérios da Cultura da Renânia do Norte – Vestfália e do Hessen.
– De 09 a 11.02.1993 no Instituto para Formação de Professores – Hessen – Fuldatal, seminário internacional para Formadores de Formadores – Projecto-Língua: Cooperação França e Hessen
– De 14. a 19.05.1993 no Instituto para Formação de Professores – Hessen – Fuldatal, LINGUA Seminar.
– De 21 a 25.11.1994 em Donaueschingen: Acção de formação contínua pela Escola Superior de Educação de Lisboa e Landesanstalt für Schule und Weiterbildung, Soest, em colaboração com o Ministério da Educação de Portugal: „Trabalho em Portugal e…“
– De 15 a 17.02.1995 no Instituto para Formação de Professores – Estado do Hessen, seminário: „Ensino Materno como Chance para multilinguismo“.
– De 20 a 25.11.1995 em Donaueschingen: Acção de formação contínua pela Escola Superior de Educação de Lisboa e Landesanstalt für Schule und Weiterbildung, Soest, em colaboração com o Ministério da Educação de Portugal.
– De 11 a 13,04.1986 em Freudenberg, colóquio ; „Kommunales Wahlrecht und politische Partizipation für Ausländer am Beispiel ausgewählte europäischer Länder“
– De 02 a 09.11.1996 no Instituto de Formação de Professores – Estado do Hessen, em Fuldatal: Acção de Formação Contínua no âmbito do Programa Sócrates-Comenius: „Novos Métodos de Trabalho e Aprendizagem no Ensino a Nível Europeu“.
– De 16 a 20.11.1996 em Donaueschingen: Acção de formação contínua a cargo do Ministério da Educação de Portugal: „Lusofonia – O Ensino da Língua e Cultura Portuguesas“. Tendo abrangido a literatura e variantes linguísticas dos países de língua portuguesa contribuiu imenso, este curso, para motivar os alunos das ex-colónias que frequentam a escola.
– De 24 a 29.11.1997 no Instituto de Formação de Professores -Estado do Hessen, em Weilburg, acção de formação contínua a cargo do Ministério da Educação de Portugal: „ A Inovação Metodológica no Ensino e Aprendizagem da Língua e Cultura Portuguesas“.
– De 02. a 04.101998 in der Evangelische Akademie Hofgeismar, in Rahmen des Hessisch-Thuringischen Schulgespräches : „Ethisch Erziehen in der Schule“
– De 16 a 20.11.1998 em Schotten: Acção de Formação Contínua pela Escola Superior de Lisboa e Landesanstalt für Schule und Weiterbildung, Soest, em colaboração com o Ministério da Educação de Portugal: „Jogos Socio-Culturais e Avaliação no Ensino Hodierno da Língua Materna “.
– De 5 a 11.11.1999 em Oberursel: Acção de Formação Contínua, com a designação “A Natureza e seus problemas como fonte inspiradora da criação de texto: contextos para o desenvolvimento do vocabulário”
Currículo apresentado na Coordenação Geral do Ensino de Português em Berlim
Área consular de Francoforte. Kassel, Maio de 2000
António da Cunha Duarte Justo

 

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(Seleção da PaLavrando)

Arnaldo Meireles

 
Jornalista. Formado em Teologia pelo ICHT – Instituto de Ciências Humanas e Teológicas do Porto; em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Braga da UCP. Trabalhou na RDP (Antena 1), Rádio Renascença, O Comércio do Porto, Rádio Voz do Neiva e TVI. Interrompeu a profissão durante doze anos, em que exerceu as funções de director de Economia Social, no BPG – Banco Português de Gestão.
  • Jornalista  – Radio Renascença, O Comércio do Porto e TVI
  • Director de economia social do Banco Português de Gestão
  • E agora de novo jornalista especializado em informação social
 
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by Arnaldo Meireles
 
 

 


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